terça-feira, 30 de março de 2010

KAREN WALKER



Karen Walker Eyewear é uma marca gringa de óculos de sol incrivelmente bem desenhada e com uma campanha pra lá de interessante. Inspirado no Deus Sol da cultura Asteca a campanha traz modelos vestido releituras de trajes étnicos usando os óculos da marca. Confira!

KEY LOOKS FOR SPRINGBY ANDREW YEE


FOTOGRAFIA DE CRAIG MCDEAN



Fotografado por Craig McDean sobre os style de Karl Templer para edição deste mês da Revista Interview vieram estas imagens fantásticas. Confira!

A curiosa história das... Golas

*Cate Blanchett como rainha Elizabeth I, que adorava um rufo

A simples gola da sua camisa já passou por muitas variações pra chegar no que ela é hoje... No século XVIII, época em que ninguém curtia muito tomar banho, era uma espécie de chemise usada sob as roupas. Muito utilizada na Espanha e na França, indicava a limpeza corporal – as pessoas ficavam semanas sem ver a cara da água, só trocando a tal chemise.
Reprodução de uma chemise do século XVIII (reparem no rufo superdiscreto da gola)




No século seguinte, as chemises foram engomadas e plissadas até darem origem ao chamado rufo. A lógica era a mesma: o rufo protegeria o resto da roupa de, por exemplo, restos de comida. E como sempre ocorre na moda, as pessoas começaram a competir entre si para mostrar quem tinha a versão mais absurda dos tais rufos. Virou sinônimo de status social: em seu livro "A Roupa e a Moda", o historiador James Laver, conta que quem os usava não precisava trabalhar, ou mesmo realizar qualquer tarefa que exigisse esforço. Chegando ter até 45 cm de altura, o rufo tornava o visual “empertigado e austero, impedindo de certa forma que se tivesse uma postura mais relaxada”. Hábitos simples, como comer de talheres, pentear-se ou maquiar-se, por exemplo tornavam-se tarefas extremamente complicadas.


Com o desaparecimento dos rufos, começaram a surgir os modelos de gola mais próximos do que conhecemos hoje. Só que mesmo assim elas eram extremamente altas e rígidas. Até o início dos anos 1800, eram realmente um perigo, já que seu acabamento engomado tornava-as afiadas ao ponto de cortarem as orelhas dos homens. Mesmo em 1902, HG Wells ainda queixava-se que o tecido engomado fazia “o [pescoço] ficar bastante dolorido, deixando uma marca vermelha nas orelhas."

Saca a altura da gola da camisa desse cara!


Embora hoje não seja muito comum ver homens com a gola das camisas levantadas, as pólos foram projetadas para serem usadas dessa forma. Em 1929, René Lacoste criou uma camisa para a prática do tênis com colarinho levantado para evitar queimaduras de Sol. Foi só quando as tais pólos começaram a sair das quadras para as ruas, que as pessoas começaram a usar as golas abaixadinhas.

Sr. René Lacoste e as pólos que são sucesso até hoje


Mas olha que engraçado: ultimamente, tenho visto muito rapazes cheios de estilo usando elas da maneira como foram inventadas... Questão de gosto, de atitude e de modismos. Faça sua escolha.