terça-feira, 11 de agosto de 2009

Quem tem medo de ombreiras!?


As ombreiras já ensaiam um retorno há algumas temporadas. Nos últimos desfiles de primavera/verão, foram novamente uma tendência forte em coleções de estilistas como Alexandre Herchcovitch, que radicalizou com silhuetas inspiradas nos jogadores de futebol americano. Celebridades – nacionais e internacionais – têm sido vistas com os ombros nas alturas (como mostra a página ao lado, da Criativa). E até os sutiãs com ombreiras embutidas, tão anos 80, reapareceram em coleções de lingerie.

Será que agora a moda vai pegar – apesar dos arrepios que ainda causa em algumas mulheres? (No Orkut, a comunidade “Eu odeio ombreiras” se proclama “feita pra vc que também odeia essa almofadinha breguésima”. Outra, “Roberto Carlos usa ombreira”, questiona o gosto do cantor pelo acessório.)

Conversei sobre a polêmica com a personal stylist Fernanda Resende, do blog Oficina de Estilo. Para ela, as ombreiras ainda “são estigmatizadas como algo cafona dos anos 80”, e será mais fácil a brasileira se acostumar à forma de triângulo invertido do torso se o volume já vier na roupa (sem almofadinhas soltas). Fernanda lembra que atualmente ombro marcado não significa necessariamente ombreira – o efeito também pode ser dado por truques de modelagem e pela aplicação de detalhes.

Carolina Machado, coordenadora de moda da Criativa, fez a reportagem na revista sobre a tendência dos ombros em destaque e aposta que eles vão se espalhar pelas ruas do Brasil em versões discretas. “Já acho elegante”, diz ela, que anda com vontade de comprar uma camiseta com uma pequena ombreira.

Se você também não tem medo dessa nova silhueta, veja abaixo algumas dicas básicas para adotá-la sem parecer ter saído de um túnel do tempo. Depois, inspire-se (ou não) em fotos de “ombrudos” do passado e do presente.

- Quanto mais marcado o ombro, mais atenção ele chama para a área perto do rosto. “Isso é muito bom para desviar o olhar de outras partes, como um quadril largo”, diz Fernanda.
- Outro beneficio dos paletós com ombros levantados, segundo Carolina, é alongar o corpo. “Parece que a pessoa fica mais esguia.”
- Quem tem ombros largos deve evitar o modelo, para não acentuar essa característica.
- Com que tipo de calça combinar? “O jeito mais previsível é usar com uma parte de baixo mais sequinha. Mas não tem uma regra para isso”, diz Fernanda. Para Carolina, vale até usar com boyfriend jeans, aquele larguinho e de barra dobrada.
- Se você não quer parecer fantasiada, evite misturar ombreiras com maquiagem carregada estilo anos 80 ou calça baggy. Uma coisa de cada vez.
- Os paletós com ombreira atuais são mais acinturados que os dos anos 80. Portanto, se você comprar um “de época” em brechó (ou resgatar algum do guarda-roupa), misture-o com peças bem contemporâneas. Sugestão de Carolina: usá-lo com calça jeans skinny ou legging, mais sapatilha ou sandália abotinada.

Nenhum comentário: