sexta-feira, 25 de setembro de 2009

BONECAS DE MENINAS GRANDES rs

Aí eu brincava muito Play moblil RS ,com a Gui Gui e com a Lu Patinadora, mas meu coração era da Susi – em especial de uma espanhola, vestida como tal, que eu ganhei no meu aniversário de 7 anos (eu acho!). Era ela que dava uns catos no meu Falcon ruivo, o favorito deles (eu tinha outros, o loiro e o moreno) e o dono do helicóptero. Isso sem contar as dezenas de Playmobils e suas diversas moradas: forte apache, navio pirata e sei lá mais o quê. E não, não tive Barbie.

Tudo bem que a gente cresce, mas, apesar de não brincar mais de boneca, não deixa necessariamente de gostar delas… Certo? Até porque são outras bonecas que vão chamar a nossa atenção.

Tá, a Blythe é demais. Mesmo. Especialmente pelas histórias do seu fracasso inicial e recente glória. Tinham que ser as japonesas as responsáveis pelo frenesi em torno da “zoiúda” kitsch; e, como as americanas e o mundo A-MAM as japas, e as japas são as mais bonecas-fashion em si, pronto – suuuuu-ceeeeees-soooooo!!!

Só que, com o perdão das Blythaddicteds: tradição é fundamental. E aí entram em cena as Matryoshkas. Não benhê, relaxa, que eu não te xinguei – ainda ;o) - não.

Matryoshkas (também chamadas Baboushkas) são bonecas russas. Cê já as viu, né? Aquelas coisinhas lindas, pintadas a mão, que tem outra menor dentro sucessivas vezes, e que, se sua avó tinha, não te deixava pegar nem a pau, porque “não é brinquedo”. E não é mesmo. Matryoshkas são um ícone, talvez o mais famoso souvenir da Rússia, alí com a vodka e o blyni com caviar, sabe? ;o) Enfim, trrrradicionais.

Seu significado também é fofis. Elas representam a família (trrrradicion…) e a tradução literal da palavra é “mãezinha”. E olha, elas tem uma coisa em comum com as Blythes: o Japão. Só que no caso das Matryoshkas, o país está na sua origem, já que foi de lá que veio, em 1890, um boneco que representava um sábio budista – presente dado `a família Mamôntov, “mecenas” russos da virada daquele século. O tal boneco japonês foi o modelo usado pela dupla Serguei Malútin e Vassily Zvyôzdotchkin, o pintor e o artesão criadores da 1ª matryoshka, inspirada nas camponesas e suas roupas folclóricas - que, graças `a esposa de Saava Mamôntov, foi exibida com suuuuuuceeeeessooooo (ganhou até a medalha de ouro!) no Pavilhão do Império Russo da exposição internacional de 1900, em Paris. Très chic! O resto é história, e, portanto passado.

Agora, voilà, o presente:
Para comemorar o 10º anivesário da Vogue russa, Aliona Doletskaya, editora chefe da revista, convidou 31 dos mais festejados designers da moda mundial a desenhar um figurino para uma matryoshka e encomendou aos mais competentes artesãos russos a confecção das bonecas, de 50cm de altura cada – e desembolsando $5.000,00 euros você pode ter a sua!!! As minhas favoritas tão aqui, mas clicando no link, você vê todas...!

BURBERRY
DULCE & GABBANA
VERSACE

Nenhum comentário: