quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Alceu Penna






Escrito pelo jornalista Gonçalo Junior, o livro 'Alceu Penna e as garotas do Brasil' conta a trajetória do desenhista mineiro que, com seu traço singular, influenciou o comportamento, a imprensa, o design, a publicidade e a moda brasileira.

O livro revela detalhes de uma época e mostra como Alceu renovou vestidos de Carmen Miranda, vestiu Marta Rocha e lançou Millôr Fernandes na imprensa, além de revelar como tornou-se o primeiro brasileiro a publicar charges na revista americana Esquire.

A biografia ilustrada é uma nova edição da que foi lançada originalmente em 2004. Ampliada e reescrita, esta publicação traz ainda uma amostra do que o artista publicou ao longo das quatro décadas de carreira.

*Quem foi Alceu Penna

Alceu Penna desenhou e escreveu a coluna ‘As Garotas do Alceu’, na revista ‘O Cruzeiro’ entre 1938 e 1964. O espaço na mais importante publicação semanal da época abordava temas variados e, em pouco tempo, tornou-se uma referência para as mulheres.

Sob influência de grandes nomes da costura francesa, começou a criar peças nas quais adaptava as tendências européias às características brasileiras. Alceu Penna foi ainda um dos pioneiros das histórias em quadrinhos no Brasil.

Nenhum comentário: