quarta-feira, 8 de junho de 2011

Foto Rio "Os Irmãos Vargas"

O Centro Cultural dos Correios , a partir do dia 06 de junho, junto com FOTORIO a exposição “ Irmãos Vargas" – A fotografia de Arequipa, Peru 1912/1930″. São com 75 imagens, preto e branco, dos fotógrafos Miguel e Carlos Vargas e retratam e cenas da vida cotidiana de uma época de ouro da fotografia peruana.
vale apena conferir!



Artistas são considerados expoentes da fotografia latino-americana


Segundo Diógenes Moura, curador da mostra, “numa época em que a publicidade, a moda e o fotojornalismo estavam no início, os retratos eram o ponto alto dos estúdios em Arequipa, Lima e Cusco, e os Irmãos Vargas tornaram-se referência porque “revelavam a alma” de cada um dos seus personagens.


Descendentes de uma família modesta, os irmãos Vargas nasceram em Arequipa. Carlos, em 1885 e Miguel, em 1887. Estudaram no Colégio Salesiano e conceberam a sua primeira câmera fotográfica, uma invenção que chamou a atenção de Max. T. Vargas, dono de um importante estúdio em Arequipa, que, em 1900, os contratou. Como assistentes, aprenderam os processos de revelação, e como retocar com lápis cada fotografia.
Em 1929, a grande depressão atingiu o Estúdio de Arte Irmãos Vargas trazendo uma nova clientela, com pouco dinheiro. Com ela também chegaram as novas câmeras de formatos menores, e os negativos de acetato substituíram os negativos de vidro. Aos poucos, foram desaparecendo as cenografias e o requinte. Ainda moderno, porém mais popular e mais comercial, o Estúdio manteve seu prestígio. Fechou suas portas em 1958, depois de cerca de meio século imortalizando a vida social e cultural dos habitantes de Arequipa.


















































Nenhum comentário: